AÇO: UM DOS MATERIAIS MAIS RECICLADOS DO MUNDO
01/09/2021

AÇO: UM DOS MATERIAIS MAIS RECICLADOS DO MUNDO

Um dos materiais mais antigos do mundo, também é um dos mais reciclados. No blog de hoje, vamos entender porque o aço é tão versátil e capaz de ser reutilizado inúmeras vezes, vamos lá? 

O aço é um dos metais mais antigos da civilização humana, na época do império romanos, os soldados enviavam os instrumentos de guerra deixados nas trincheiras para a produção de novos aparatos.

Nos dias atuais, conhecemos os famosos ferros-velhos. O ferro-velho e os sucateiros são responsáveis pelo recebimento e destinação correta do aço. Do outro lado estão as usinas, que usam as sucatas para fabricar um ferro novo. 

Como sabemos, o aço consegue ser 100% reciclável. A sucata utilizada pode ser modificada inúmeras vezes e, a partir disso, criar um novo aço sem perder a qualidade. O metal pode ser fabricado a partir da combinação minério de ferro e carvão, aquecidos em alto-forno, ou por meio da reciclagem da sucata de aço.

Uma das grandes vantagens do uso da sucata na fabricação do aço, é que ela reduz os impactos ambientais, na hora da reciclagem, o consumo de energia elétrica chega a ser 80% menor.  O processo de reciclagem também ajuda na preservação dos recursos naturais, pois evita a extração de matéria-prima, o que reduz ainda as emissões de CO2.