COMO É FEITO O LATÃO?
17/03/2021

COMO É FEITO O LATÃO?

O latão é um metal utilizado desde os tempos pré-históricos, ele apresenta um brilho que lembra o ouro e é bastante maleável, além disso, ele é um material que pode ser reduzido em fios, e é um bom condutor de calor e corrente elétrica. Ele também apresenta uma significativa resistência à corrosão e a choques mecânicos. Dessa forma, o latão pode ser fabricado de maneira mais fácil do que o zinco e o cobre.

 

O metal que mais o predomina é o cobre, ele geralmente apresenta mais de 50% do total da liga. O Zinco compõe entre 5% e 45% do latão, quantidade que fornece a essa liga algumas características importantes. O ponto de fusão, por exemplo, é inversamente proporcional ao teor de zinco, ou seja, quanto mais zinco tiver o latão, mais baixo é o seu ponto de fusão, o que facilita o processo de fundição. A cor do latão também pode variar dependendo de sua composição, podendo apresentar desde uma coloração mais acobreada até amarela clara, passando assim por um amarelo ouro ou brilhante.

 

As utilizações deste metal são vastas e compreendem uma série de segmentos industriais. Essa liga metálica é aplicada, por exemplo, à fabricação de tubos de condensadores, armas, cartuchos de munição, torneiras, rebites, núcleos de radiadores, instrumentos musicais de sopro, aparelhos médicos e cirúrgicos, ornamentação, jóias e bijuterias, terminais elétricos, tachos e bacias, moedas, parafusos, arames, vergalhões, válvulas, rodas para carro, entre outros.