COMO IDENTIFICAR ALGUM VAZAMENTO?
05/05/2021

COMO IDENTIFICAR ALGUM VAZAMENTO?

Contar com um profissional qualificado para identificar algum vazamento é a melhor escolha. Porém existem alguns sinais clássicos que você mesmo consegue identificar. No blog de hoje vamos te ajudar a identificar de maneira mais rápida essas temidas falhas no sistema, dessa forma, você conseguirá agilizar o processo de reparo. 

 

O primeiro teste é simples, comece fechando as saídas de água e observe o medidor. Se o ponteiro parar, significa que não há vazamentos. Mas, caso o ponteiro continue girando, existe um problema. Aí sim é hora de contatar o encanador.

 

Para identificar problemas na tubulação (os mais difíceis pois não deixam sinais visíveis nas paredes) o teste será outro. Se a sua residência for abastecida pela caixa d’água, você deverá fechar todas as torneiras, desligar os aparelhos que utilizam água e não usar os sanitários nesse momento. Depois, feche a torneira da boia da caixa e marque o nível de água que ficou presente nela. Passada uma hora, se esse nível baixar, significa que há falhas no sistema.

 

Agora, se os canos forem alimentados diretamente pela rede, você deverá fechar o registro localizado na parede, abrir uma torneira alimentada por ele (geralmente é a do tanque) e esperar a água parar de sair. Nesse momento, pegue um copo cheio de água e coloque na boca da torneira. Se o líquido for sugado, é sinal de vazamento.

 

Caso você deseje encontrar exatamente o local do problema, faça o teste da batidinha na parede. Porém, para obter sucesso, é preciso que você saiba por onde os canos passam. Dê pequenas e leves batidas em toda a extensão do encanamento, observando se o som é diferente em alguma parte do sistema. Se ouvir algum ruído estranho, isso pode indicar um possível vazamento.  

 

Já para o vaso sanitário, existe um teste muito eficaz e simples para encontrar algum problema na válvula da descarga. Basta jogar um pouco de borra de café dentro do vaso. Se ela não ficar depositada no fundo da bacia, quer dizer que existe vazamento no sistema hidráulico.

 

Existem ainda outros sinais de vazamentos ou infiltrações que facilitam a identificação desse problema, não negligencie esses sinais pois futuramente a situação pode se agravar.

 

São eles: manchas no teto ou nas paredes, presença de mofo ou formação de poças d’água em qualquer ponto da residência. Desprendimento de azulejos ou alteração nas cores dos revestimentos também podem ser fortes indícios de problemas na instalação hidráulica.