O FUNCIONAMENTO DE UMA VÁLVULA
03/03/2021

O FUNCIONAMENTO DE UMA VÁLVULA

Uma válvula (também conhecido como registro) é um dispositivo que direciona, controla e regula um fluxo de algum fluido (que podem ser líquidos, sólidos, fluidizados, gases), por meio de um fechamento, abertura ou obstrução parcial de várias passagens. As válvulas podem ser chamadas de acessórios apesar de muitas vezes serem vistas como uma categoria à parte. 

 

A mais simples (e muito antiga) válvula é simplesmente uma aba articulada que cai para obstruir o fluxo de fluido (gás ou líquido) em uma direção, mas é empurrada pelo fluxo no sentido oposto. Isso é chamado de válvula de retenção, que impede ou "corta" o fluxo em uma direção. Válvulas modernas podem regular a pressão ou a vazão a jusante e operar em sistemas de automação sofisticados.

 

As válvulas possuem diversos usos, como por exemplo o controle de água para irrigação, usos industriais para controle de processos, usos residenciais (como o controle de pressão para máquinas de lavar e torneiras de pia. Mesmo aerossóis têm uma pequena válvula incorporada. Válvulas também são usadas nas forças armadas e no setor de transportes.