O QUE É UMA VÁLVULA DE ESFERA E COMO FUNCIONA
Uma válvula de esfera (ou válvulas esféricas) como o próprio nome já diz é uma válvula cujo obturador é uma esfera oca, perfurada e assentada dentro de um corpo tubular e que controla o fluxo de fluídos ou gases permitindo sua passagem de uma extremidade à outra através da abertura vazada de sua esfera.
O centro da esfera que é oco pode ser chamado de furo ou passagem. A válvula de esfera está na posição aberta quando esta porta central está alinhada na mesma direção da tubulação ligada, pois esse posicionamento libera o fluido ou gás e ele acaba passando através dela.
A válvula gira para a posição fechada quando a porta se torna perpendicular, bloqueando o caminho do fluxo, evitando dessa forma que as substâncias continuem circulando dentro da tubulação. A válvula de esfera faz parte da família ¼ de volta isso significa que para obter o fechamento ou abertura é preciso apenas um quarto de giro, ou seja, um movimento de 90°.
A válvula de esfera é uma escolha extremamente confiável por conta da sua vedação hermética. Ela é indicada principalmente para industrias que transportam produtos químicos ou gases potentes.
As válvulas de esfera apresentam ótimo desempenho após muitos ciclos, são confiáveis e duráveis, ou seja, mesmo após longos períodos de uso, é possível que ela tenha uma vedação 100%. Essas qualidades as tornam uma excelente opção para aplicações de fechamento e controle do fluxo.