O QUE SE ESTUDA EM HIDRÁULICA?
16/12/2020

O QUE SE ESTUDA EM HIDRÁULICA?

Falamos de hidráulica o tempo inteiro, mas você sabe o que se estuda em hidráulica? 

 

A hidráulica é o estudo do comportamento dos fluidos que de alguma forma, se movimentam, como por exemplo os líquidos em tubulações, rios e canais. Também estuda os fluidos armazenados em tanques e em outros recipientes de armazenagem. O conhecimento da hidráulica permite que as cidades manejem os suprimentos de águas e os fluxos das linhas de distribuição, o que levou à criação de poderosas máquinas para ajudar em toda espécie de operação.

 

Podemos dizer que o estudo da hidráulica é dividido em três partes: a hidrostática, (que é a parte onde se compreende o comportamento dos fluidos em repouso), a hidrocinética (que estuda os fluidos em movimento) e a hidrodinâmica, que é a parte que consideramos as variáveis envolvidas no escoamento dos fluidos, como forças da gravidade, da pressão, da tensão tangencial, da viscosidade, da compressibilidade e outras.

 

A hidráulica é, além de tudo, um estudo frequentemente aplicado nas áreas de ciências exatas, como por exemplo a engenharia, principalmente para a construção de sistema que geram energia através do movimento das águas.