QUAL É A IMPORTÂNCIA DA GALVANIZAÇÃO?
19/08/2021

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA GALVANIZAÇÃO?

Alguns materiais são extremamente importantes para a indústria, como por exemplo, o aço e o ferro que estão presentes em inúmeros objetos utilizados em nosso dia a dia, dessa forma, para evitar a ferrugem, a galvanização é uma das maneiras de prolongar a vida útil do aço e do ferro. Isso porque apesar de serem materiais resistentes, esses objetos podem sofrer enferrujamento, provocando prejuízos econômicos, mas principalmente ambientais.  

Para evitar esse grande problema é que existe a galvanização. Nesse processo é aplicada uma camada de revestimento de zinco metálico, cromo ou estanho sobre peças de ferro ou de aço para protegê-los contra a corrosão. O zinco metálico impossibilita o contato dos metais com o ar úmido e, caso ocorra uma ruptura em um tubo galvanizado, de maneira que o metal seja exposto, o zinco sofrerá oxidação de uma maneira bem rápida. 

Para realizar a galvanização existem duas formas: a eletrolítica e a imersão a quente. Entretanto, para você fazer qualquer uma dessas, é necessário higienizar completamente o ferro ou o aço, removendo possíveis materiais que possam prejudicar o processo. No processo eletrolítico, é utilizada a corrente elétrica, inicialmente alternada. Essa corrente será convertida em corrente contínua, separando a parte positiva da parte negativa.

Na parte negativa, são utilizadas as peças que serão galvanizadas, enquanto na positiva é colocado o zinco. Com a galvanização eletrolítica é possível garantir uma superfície muito mais brilhante e lisa por um custo pequeno. Já no processo de imersão a quente, a chapa de aço é mergulhada num banho de zinco e esse banho é prolongado até que a peça esteja na temperatura correta.

O zinco reage com o ferro ou com o aço, estabelecendo camadas de liga intermetálica. Toda a remoção deve ser realizada lentamente e de forma constante, para que haja uniformidade no revestimento da superfície. 

A galvanização é um processo capaz de deixar os aços e ferros duráveis, é um revestimento capaz de fornecer maior uniformidade aos tubos e conexões. Aqui na Remadi você encontra uma linha completa de metais galvanizados. Entre em contato através de nossos canais para saber mais.