QUAL É O CAMINHO QUE A ÁGUA FAZ ATÉ CHEGAR EM NOSSAS CASAS?
28/07/2021

QUAL É O CAMINHO QUE A ÁGUA FAZ ATÉ CHEGAR EM NOSSAS CASAS?

Como sabemos a água faz um percurso bem grande até chegar em nossas torneiras e chuveiros. No blog de hoje vamos contar detalhadamente o caminho que a água faz até chegar em sua residência, preparado para essa viagem? Então vamos lá!

Após a captação da água, ela vai para as estações de tratamento, aqui o processo envolve diferentes etapas, físicas e químicas. São utilizados compostos químicos para remover os poluentes, depois disso ocorre a filtração em que a água acaba passando por filtros de carvão, areia e pedaços de rocha. Existem dois tipos de adutoras, de captação e outras de distribuição, que são responsáveis pela chegada da água até nossas casas após o tratamento. Após passar por grandes tubulações, a água fica armazenada em caixas d’agua espalhadas em pontos estratégicos nas cidades.

Nesses reservatórios, a água recebe mais cloro, esse cloro será usado ao longo da distribuição para que ela chegue limpa até sua residência. É importante que, antes de beber, a água passe pelo filtro ou outro processo para desinfetar. Depois que usamos água, ela desce pelo ralo e segue por novas tubulações, desta vez, na rede de esgoto.

É importante frisar que, a água que utilizamos para lavar roupa, limpar casa e tomar banho é de grande qualidade pois passam por muitos processos. A água também é um recurso muito caro e finito, por isso, seria interessante que as pessoas a reutilizassem mais. Relembrar o ciclo natural da água nos faz compreender, também, a importância de cuidar dos mananciais e preservar matas no entorno. Cuide de nosso bem mais precioso!