SANEAMENTO AMBIENTAL
O saneamento ambiental é um conjunto de práticas que tem como objetivo principal fomentar a sustentabilidade e aumentar o bem-estar social e saúde pública. Algumas práticas, como coleta seletiva de lixo, constante limpeza de vias públicas e o tratamento efetivo de esgoto, são de extrema importância para que a sociedade possa usufruir dos benefícios de um meio ambiente saudável.
Uma das questões muito discutidas é sobre a semelhança quanto ao saneamento ambiental e o saneamento básico. Os dois conceitos são realmente semelhantes em alguns aspectos. Mas, deve-se observar que o saneamento ambiental abrange uma esfera ainda mais ampla, tendo em vista seu foco tanto em questões sociais quanto em atividades de controle. Práticas como controle de qualidade das águas, ar e educação ambiental são preocupações clássicas de uma matéria ambiental.
Mesmo tendo uma importância sem margem para discordâncias, o Brasil continua apresentando-se um país retrógrado nesta temática. Nesse viés, há uma desproporcionalidade gritante entre as regiões; o norte e o nordeste do país sofrem com a pouca atenção e investimentos governamentais para a evolução dos cuidados para com o alcance de um meio ambiente equilibrado.
A criação de órgãos com finalidade de criar ações afirmativas sobre esta temática, como a Secretária Nacional de Saneamento, ainda não foi o suficiente para que o Brasil seja um país com índices desejáveis, pelo contrário. 45% do esgoto gerado é descartado na natureza, fato tal que acarreta diversas problemáticas sociais.
Por isso, os governantes devem ser constantemente cobrados para que protejam o ambiente natural e, em decorrência disso, aumente a qualidade de vida e saúde de todos os brasileiros; ajudando também a preservar o planeta para o usufruto das gerações futuras.