TIPOS DE FERRO FUNDIDO
12/08/2020

TIPOS DE FERRO FUNDIDO

O ferro fundido se dá através da liga de ferro em mistura eutética com elementos à base de carbono e silício. Para a formação de uma liga metálica de ferro, carbono (a partir de 2% a 7%), silício (entre 1 e 4%), podendo conter outros elementos químicos.

 

Sua diferença para o aço é que este também é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, mas com percentagens entre 0,002 e 2,15%.

 

Os ferros fundidos são divididos em três tipos principais: branco, cinzento e nodular.

 

Ferro fundido branco

Formado por uma taxa de resfriamento mais alta e é utilizado em peças em que se necessite elevada resistência à abrasão, alta dureza e baixa ductilidade.

 

Este tipo de ferro fundido não possui grafita livre em sua microestrutura. Neste caso o carbono encontra-se combinado com o ferro (em forma de cementita), resultando em elevada dureza e elevada resistência a abrasão, praticamente não podendo ser usinado. A peça deve ser fundida diretamente em suas formas finais ou muito próximo delas, a fim de que possa ser usinada por processos de abrasão com pouca remoção de material.

 

Sua utilização se dá para a fabricação de equipamentos para a moagem de minérios, pás de escavadeiras e outros componentes similares.

 

O ferro fundido branco é dividido em hipoeutéticos, eutéticos e hipereutéticos, de acordo com a porcentagem de carbono equivalente.

 

Ferro fundido cinzento

Dentre os tipos de ferros fundidos, o cinzento é o mais comum, devido às suas características, dentre elas podemos citar:

- Baixo custo: em geral é fabricado a partir de sucata;

- Elevada usinabilidade: graças à presença de grafita livre em sua microestrutura;

- Alta fluidez na fundição: que permite a fundição de peças com paredes finas e complexas;

- Facilidade de fabricação: já que não exige equipamentos complexos para controle de fusão e solidificação.

 

A utilização desse tipo de material se dá em larga escala pela indústria de máquinas e equipamentos, indústria automobilística, ferroviária, naval e outras. Também presente em veios de tipos de matriz metálica (variações nos teores de perlita e cementita).

 

Podem ser submetidos a tratamentos térmicos para endurecimento localizado, porém, geralmente são utilizados principalmente no estado bruto de fundição, podendo ainda ser normalizado ou recozido, por tratamento térmico.

 

Ferro fundido nodular

Nessa classe de ferro fundido, o carbono (grafite) junto com cementita e outros que permanece livre na matriz metálica, porém em forma solida e de visualidade circular. Este formato do grafite faz com que a ductilidade seja superior, dando características aos materiais que o aproximam do aço.

Características:

- Boa usinabilidade;

- Razoável estabilidade dimensional;

- O custo é ligeiramente maior quando comparado ao ferro fundido cinzento, devido às estreitas faixas de composição químicas utilizadas para este material.

 

Propriedades:

- Boa resistência mecânica à tração;

- Boa ductilidade e resiliência;

- Boa resistência à compressão.

 

A utilização desse material se dá na indústria para a confecção de peças que necessitem de maior resistência a impacto em relação aos ferros fundidos cinzentos, além de maior resistência à tração e resistência ao escoamento, característica que os ferros fundidos cinzentos comuns não possuem à temperatura ambiente.

 

Lembrando sempre que uma de nossas especialidades são as conexões em ferro galvanizado. Temo cruzetas, buchas, niples, flanges, luvas, cotovelos de redução, cotovelos 90º fêmea/ fêmea tipo 90 de classes BSP e muitas outras opções feitas especificamente com o ferro maleável galvanizado.

 

Para saber mais, acesse a aba de produtos em nosso site.