TIPOS DE VÁLVULAS E SUAS PROPRIEDADES
Uma válvula ou registro consiste em um dispositivo cuja função é controlar, direcionar ou regular o fluxo de um fluído. Todo esse sistema é feito através da abertura, fechamento ou obstrução parcial de várias passagens em que as válvulas controlam. O funcionamento desse tipo de dispositivo é relativamente simples, já que, uma vez aberta, a válvula permite a passagem do fluído.
As válvulas possuem aplicações diversas, por conta de sua ótima versatilidade podemos utiliza-as para controlar a água durante a irrigação, para uso industrial no controle de processos e também para usos residenciais. Quanto ao material utilizado, encontramos no mercado tipos de válvulas em ferro, aço, inox, bronze e muitos outros.
1) Válvula gaveta
A válvula gaveta é o modelo mais utilizado no âmbito industrial. Esse tipo de dispositivo é usado frequentemente quando é preciso de um fluxo em linha reta e restrição hídrica mínima.
2) Válvula Globo
A válvula globo é um dispositivo geralmente usado para regular a vazão em tubulações cujos sistemas possuem abertura e fechamento constantes. Esse tipo de válvula consiste em um disco móvel e um anel fixo em um corpo geralmente esférico.
Entre as principais propriedades da válvula globo, destaca-se o ótimo sistema de vedação. Por fim, trata-se de um dispositivo tido como ideal para controle de líquidos, gases, água, petróleos e vapor (em pressão alta ou baixa), já que seu desgaste é mínimo.
3) Válvula borboleta
A válvula borboleta é um dispositivo conhecido como “um quarto de volta”, já que não é necessário realizar um giro completo para abrir ou fechá-la, bastando apenas realizar um movimento de ângulo 90°.
4) Válvula de retenção
A válvula de retenção é um modelo idealizado para prevenir a reversão de fluxo. Seu funcionamento é rápido e automático.
Para conhecer nossas válvulas, acesse nosso catalogo! Temos modelos variados nessa categoria.