Quais são as válvulas mais comuns nas instalações hidráulicas?
20/12/2022

Quais são as válvulas mais comuns nas instalações hidráulicas?

As válvulas são um elemento vital nas instalações hidráulicas, controlando o fluxo de fluidos, gases e outras substâncias. Como tal, é importante entender os diferentes tipos de válvulas e como elas funcionam. Os tipos mais comuns de válvulas utilizadas em instalações hidráulicas incluem: válvulas monobloco, válvulas angulares, válvulas de retenção, válvulas globo e válvulas borboleta. 

Cada uma delas tem sua própria finalidade e função, e todas elas desempenham um papel na hora de garantir um sistema  que seja seguro e eficiente. Dessa forma, compreender os diferentes tipos de válvulas e sua finalidade é essencial para realizar a escolha das válvulas em qualquer instalação hidráulica. 

Neste artigo, discutiremos os diferentes tipos de válvulas e seus usos.


Válvula Monobloco

A palavra "monobloco" vem da palavra francesa "monobloc" que significa “uma parte”, e se refere ao fato de esse tipo de válvula ser feita de modo inteiriço, tendo um único corpo.

A porta pode ser de entrada ou saída, e funciona através de um obturador no formato de esfera vazada por onde o fluido passa quando a válvula está aberta e no momento em que a válvula é fechada o fluxo é interrompido.


Válvula Angular

As válvulas angulares são um tipo de válvula globo, também chamadas de válvulas globo Y ou válvulas globo inclinadas, elas possuem o atuador pneumático integrado e um coeficiente de vazão alto, seu corpo de passagem é reto tipo Y.

Elas podem ser encontradas nas variações Normalmente Fechada (NC) ou Normalmente Aberta (NO) e são muito utilizadas nas instalações hidráulicas exclusivas para as redes de incêndios.


Válvula de Retenção

As válvulas de retenção são um tipo de válvula que impede o fluxo reverso de água, gás ou outro fluido, normalmente funciona de maneira automática se precisar de um operador, e serve para impedir que os líquidos, gases ou outros tipos de fluídos se desloquem na direção errada. Elas são muito comuns e utilizadas em diversas aplicações, incluindo encanamentos e processos industriais.


Válvula Globo

As válvulas globo geralmente servem para regular a vazão e controlar o fluxo de um líquido, gás ou fluido. Elas também são chamadas de "válvulas de esfera" devido ao formato do seu corpo. Seu mecanismo é formado por um disco móvel e um anel fixo e normalmente funcionam girando a alça para que a bola possa bloquear a passagem.


Válvula Borboleta

As válvulas borboleta servem para regular ou isolar o fluxo de uma rede específica. O objeto de vedação tem a forma de um disco, podendo ser acionado manualmente ou por mecanismo hidráulico e pneumático. Esse tipo de válvula permite um fechamento rápido de forma praticamente instantânea.


Como escolher o tipo de válvula ideal?

As válvulas são normalmente construídas com corpos e tubos diversos materiais como metais do tipo, aço, aço inoxidável, ferro galvanizado, cobre, latão, ou mesmo de materiais plásticos diversos,além de serem produzidas em uma variedade de tamanhos. Elas podem ser tão pequenas quanto uma mangueira de jardim ou tão grandes quanto um injetor de combustível em um avião.

Conforme o nível de pressão, tipo de válvula e sua localização dentro da rede, elas podem desempenhar diversas funções em um sistema hidráulico, servindo para fechar, desviar ou misturar fluxos, reduzir ou aumentar a pressão de vazão, ou mesmo para impedir o refluxo.

Sendo assim, na hora de escolher qual válvula usar, você deve considerar a função que ela irá desempenhar, o dimensionamento adequado da válvula e o também a compatibilidade química com o tipo de fluido que irá passar através dela. Outro ponto extremamente importante para garantir a segurança e durabilidade da válvula, é optar por um fabricante que possua todas as certificações de controle dos órgãos regulamentadores internacionais.

Agora que você já conhece os tipos de válvulas mais comuns e o que precisa considerar na hora de escolher a melhor para a sua necessidade, confira nossa página de produtos e conte com a qualidade e procedência da Remadi, estamos desde 2004 no mercado, trazendo as melhores soluções em materiais hidráulicos para as suas instalações!