Materiais galvanizados sofrem corrosão?
03/11/2022

Materiais galvanizados sofrem corrosão?

Quando falamos de resistência e durabilidade em instalações hidráulicas, os tubos e conexões galvanizados são opções muito procuradas. Esses materiais passam por um processo diferenciado de fabricação e revestimento, a galvanização, onde recebem uma camada protetora de zinco que ajuda a prolongar sua vida útil e aumentar sua resistência a processos oxidantes.

Embora a resistência e durabilidade dos materiais de ferro e aço galvanizado sejam maiores, isso não significa que eles sejam imunes à corrosão, pois em algumas situações específicas há um aumento em sua oxidação.

 

Onde os tubos e conexões galvanizados sofrem mais oxidação?

Primeiramente, para garantir uma maior resistência e durabilidade, é de extrema importância escolher materiais onde a galvanização passe por um controle de qualidade eficiente e adequado, pois a ausência desse controle pode ser um fator agravante na corrosão desses materiais.

Durante sua instalação também é importante se atentar às possíveis reações pelo uso de argamassas com aditivos químicos que podem ser nocivos ao revestimento de zinco.

Por fim, em locais sujeitos a maresias como as cidades litorâneas ou costeiras, há um maior desgaste de todos os materiais metálicos em relação à outras regiões, isso ocorre devido às condições climáticas naturais.

 

Então por que escolher materiais galvanizados?

Em relação aos materiais que não passam pelo processo de galvanização a fogo, eles ainda são a opção mais resistente à corrosão. Sua camada protetora de zinco ajuda a reduzir consideravelmente o risco de rompimentos ou vazamentos, além de reduzir também a necessidade de manutenção, tornando-os uma excelente alternativa como condutores de fluídos e gases.



Agora que você já conhece um pouco mais sobre os materiais de ferro galvanizado, lembre-se de escolher distribuidores certificados como a Remadi para garantir a procedência e máxima qualidade para a sua construção!