CHUVEIRO A GÁS: MODO DE FUNCIONAMENTO, VANTAGENS E DESVANTAGENS
26/05/2021

CHUVEIRO A GÁS: MODO DE FUNCIONAMENTO, VANTAGENS E DESVANTAGENS

O chuveiro a gás tem um modo de funcionamento diferenciado do chuveiro elétrico. Enquanto o elétrico faz com que a água seja esquentada em seu próprio sistema, o gás já recebe a água aquecida, sendo necessário então um sistema de aquecimento. Esse sistema pode ser instalado tanto em casas quanto em apartamentos, e não utiliza grande espaço.

 

O sistema de aquecimento a gás é uma estrutura que deixa inicialmente a utilização desse chuveiro mais caro. E, apesar de ter uma duração maior, há necessidade de que haja uma manutenção anual para prevenir acidentes, como vazamentos.

 

Porém, mesmo com esse maior valor de investimento inicial, deve-se analisar cada situação para decidir o equipamento com o maior custo-benefício. Apesar das despesas iniciais, o chuveiro a gás conta com uma clara economia nas contas de luz. Para o aquecimento, podem ser utilizados dois tipos de gás: Gás Liquefeito de Petróleo (GLP – mais conhecido como gás de cozinha) e o Gás Natural (GL – o famoso gás encanado, mais encontrado em apartamentos). O metro cúbico do gás é bem mais barato do que o Kilowatt/hora da conta de luz. Por isso a economia faz-se tão expressiva.

 

Para o uso a curto prazo, o chuveiro elétrico é inegavelmente o mais indicado. Mas, se a intenção é ficar em uma mesma residência por um médio ou longo período, o sistema a gás é uma ótima pedida. Em regiões mais frias, a orientação também é usar o sistema a gás; por ter um aquecimento mais eficiente.