CICLO DA ÁGUA
13/01/2021

CICLO DA ÁGUA

QUAIS SÃO AS ETAPAS DO CICLO DA ÁGUA?

1) Tudo começa com a chuva. Chove, a água cai na superfície da terra, evapora, chove de novo, a água cai na superfície da terra, evapora. Este é o fenômeno chamado EVAPORAÇÃO.

 

2) O vapor da água esfria, se acumula na atmosfera e condensa na forma de gotículas, que formam as nuvens e nevoeiros. Aqui o processo se chama CONDENSAÇÃO.

 

3) Quando a água cai do céu, chamamos de PRECIPITAÇÃO, que é como ela volta para a superfície da Terra dentro do ciclo da água. Também pode ocorrer sob a forma de neblina, orvalho ou mesmo na forma sólida como neve e granizo.

 

4) INTERCEPTAÇÃO é o processo onde parte da água vindo do céu não chega ao solo. Isso mesmo! Uma parte evapora antes mesmo de chegar na terra.

 

5) O solo quando não está impermeabilizado vai contribuir para infiltração da água, ou seja, a água se move para baixo e passa do solo para o subsolo. Assim, este é o processo de INFILTRAÇÃO.

 

6) Depois da infiltração, a água ainda continua se movimentando até chegar no lençol freático num fenômeno chamado PERCOLAÇÃO.

 

7) E por último, mas não menos importante, a água também vai escoar e abastecer os rios, lagos e mares, no processo chamado ESCOAMENTO.

 

E dessa forma o processo do ciclo da água é feito. Precisamos usar a água que temos com muita responsabilidade pois é nosso maior bem.