COMO SE FAZ A RECICLAGEM DO FERRO? O METAL MAIS USADO DO PLANETA
03/06/2020

COMO SE FAZ A RECICLAGEM DO FERRO? O METAL MAIS USADO DO PLANETA

Todos nós sabemos que o ferro é importante para a construção de diversos bens como os eletrodomésticos, automóveis, e alguns componentes importantes de construções. Portanto, a reciclagem do ferro é indispensável, já que ele mantém suas propriedades como versatilidade e durabilidade, além de sua resistência.

 

As empresas e profissionais que trabalham com a reciclagem do ferro são chamados de recicladores.

 

No nosso país existem dois processos diferentes de reciclagem de ferro: um apenas para o reaproveitamento das latas de aço e outro para uso das siderúrgicas. O processo tanto de captação quanto de beneficiamento das latas de aço é muito semelhante ao da lata de alumínio, começando pelos catadores e terminando na própria chapa de aço.

 

Já os outros materiais têm um rumo um tanto quanto diferente. Na hora que os caminhões chegam às fábricas com o material, eles são inspecionados para certificar que não há radioatividade. Muitos deles acabam não sendo processados por conter alguns resíduos radioativos

 

O reprocessamento inicia com a separação de tipos de sucata. Existem aquelas sucatas com muitos resíduos como por exemplo cola, tinta, plástico e aquelas mais limpas como os retalhos que vêm das próprias siderúrgicas. A separação dos dois tipos varia de acordo a pureza do ferro.

 

Após esse processo, o material passa por uma esteira para ser cortado. Em alguns casos, ele passa por outra esteira para ser prensado. Existem algumas formas para enviar esse material, a mais comum é o envio em pequenos cilindros para serem fundidos novamente. Quando estão prontas, as peças são levadas para as siderúrgicas que irão refundi-las em fornos a 1.550°C.