DICAS DE SEGURANÇA NO CANTEIRO DE OBRA
22/04/2020

DICAS DE SEGURANÇA NO CANTEIRO DE OBRA

Ter uma boa segurança no local de trabalho é de suma importância, pois além de garantir a integridade dos trabalhadores que contribuem com o andamento da obra, evitando prejuízos, existem uma série de órgãos fiscalizadores para que as regras sejam cumpridas. Garantindo a devida punição para aqueles que não as seguirem ou negligencia-las.

Assim, vamos dar algumas dicas para garantir um ambiente de trabalho seguro:

 

  • 1. Planeje a segurança no canteiro antes de iniciar as obras

A segurança no canteiro de obras é para todos que frequentam o local e deve ser considerada na prancheta e na planilha de planejamento, é um investimento e não um gasto supérfluo.

Em média, para cada R$ 1,00 investido em segurança, são economizados R$ 3,00 em custos de acidentes, ações na justiça e contas com despesas médicas.

 

  • 2. Cumpra as normas de segurança do trabalho

A normas de segurança de trabalho que devem ser seguidas são editadas pelo Ministério do Trabalho e pela própria empresa.

As regras lá descritas devem ser observadas tanto pelo empregado quanto para o empregador, ou seja, geram direitos e deveres para ambos, já que o não cumprimento gera consequência para ambas as partes.

 

  • 3. Treine, divulgue e incentive a cultura de prevenção de acidentes

Treinamentos, conscientização e incentivo de boas práticas de prevenção de acidentes no canteiro de obra é uma ação contínua, feitos com frequência e de forma obrigatória a todos que ali trabalham.

Ao manter as práticas, com o tempo os funcionários criam um senso de responsabilidade pela própria segurança e por todos que ali colaboram, e quando a obra atinge esse nível de comportamento, os resultados das ações de prevenção são realmente muito efetivos.

 

  • 4. Use equipamentos de proteção individual certificados

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) trazem muitos benefícios, além de serem de uso pessoal e não compartilhado. 

Ao mesmo tempo que é um direito do trabalhador ter seu EPI, ele também tem a obrigação de usá-lo.

O empregador tem a obrigação de oferecer os equipamentos ao mesmo tempo que tem o direito de demitir o funcionário que reiteradamente se recusar a usar o EPI sem justificativa plausível.

 

  • 5. Não permita o descumprimento das normas de segurança

Evidencie sempre a importância da segurança no canteiro de obras, que é um princípio de disciplina adotado pela empresa e que devem ser seguidos de forma rigorosa, e em caso do não cumprimento, tem consequências negativas.

Cada ocorrência deve ser tratada com a atenção devida, de modo que todos percebam a seriedade do assunto.

 

  • 6. Reveja periodicamente a efetividade da política de segurança

Uma obra tem várias etapas, e em cada uma delas são adotadas medidas diferentes. Segue algumas básicas que devem ser adotadas:

  • Limpeza e organização do canteiro;
  • Descarte eficiente de entulho;
  • Fornecimento de materiais conforme cronograma para evitar falta ou acúmulo de material;
  • Adequação do cronograma para evitar estresse;
  • Supervisão, que deve ter caráter fiscal e educativo.

 

Ao seguir nossas dicas, a segurança no canteiro de obra será facilmente implementada e efetiva.