DIFERENÇA ENTRE A VÁLVULA DE BLOQUEIO E VÁLVULA DE ISOLAMENTO
15/04/2020

DIFERENÇA ENTRE A VÁLVULA DE BLOQUEIO E VÁLVULA DE ISOLAMENTO

As duas válvulas muito comuns e de amplo uso nos mais diversos seguimentos são as válvulas de bloqueio e as válvulas de isolamento, que apesar de apresentarem certa familiaridade e causar confusão aos leigos, são utilizadas para funções diferentes.

 

As válvulas de bloqueio são aquelas que permitem a passagem da substância apenas para um dos lados, bloqueando a direção contrária, interrompe o fluxo, funciona de modo totalmente fechado ou totalmente aberto e pode ser usado em linhas de uso geral.

 

Para as válvulas de bloqueio, podemos citar:

  • Borboleta – Conta com um disco de roda ao redor do eixo, paralelo ao fluido em sistema aberto e perpendicular ao fluido com sistema fechado. É eficiente para baixa pressão;
  • Esfera – Possui obturador esférico no corpo tubular. Bastante usada pela indústria em geral. Tem passagem cilíndrica. Pode ficar na posição aberta ou fechada;
  • Gaveta – Possui pequena obstrução à passagem do fluido quando está completamente aberta. Tem sistema de vedação por obturador. São usadas em sistemas que não exigem abertura e fechamento a todo momento;
  • Globo – Ideal para sistemas com abertura e fechamento frequentes. Controla diversos níveis de vazão;
  • Agulha – Parecida com a válvula globo em termos de funcionamento. Tem um plug agulha como elemento de vedação. Bastante usada em linhas de vapor.

 

Já as válvulas de isolamento, são aquelas caracterizadas por duas entradas, com a função de isolar o sistema em um trecho específico, quando um lado da válvula é vedado, o outro fica disponível, a válvula fica sempre aberta, sendo fechado apenas para manutenções e essa válvula normalmente é usada em empresas químicas, geração de energia elétrica, de mineração, entre outras.

 

Os tipos de válvulas de isolamento são:

  • Válvula de bloqueio absoluto – Com vazamento zero, essa válvula é bastante usada para bloquear gases e líquidos. Possibilita bloqueio rápido e pode ocupar qualquer posicionamento dentro da tubulação.
  • Válvula de retenção – Evita, de forma automática, o retorno do fluxo para a tubulação. Encontrada em diferentes tamanhos para aplicação em condições que apresentam pressão e alta temperatura.