ENTENDA A VÁLVULA DE GAVETA
03/02/2021

ENTENDA A VÁLVULA DE GAVETA

A válvula de gaveta é um dispositivo que se abre levantando uma porta (a chamada "gaveta”) retangular ou redonda para fora do trajeto do fluido.

 

A característica mais diferente de uma válvula de gaveta é que a superfície de vedação entre a "gaveta" (ou "obturador" como também pode ser chamado) e sua sede (ou o chamado "berço") é plana, então válvulas de gaveta são usadas geralmente quando é desejado um fluxo em linha reta e restrição hídrica mínima. As faces da "gaveta" podem apresentar uma forma de cunha ou podem ser paralelas. Válvulas de gaveta típicas nunca devem ser usadas para regular o fluxo, a não ser que elas sejam projetadas somente para esse objetivo.

 

Válvulas de gaveta típicas são feitas para ser totalmente abertas ou fechadas, sendo assim, geralmente, liberam ou obstaculizam de forma completa o fluxo. Ao abrir a válvula de gaveta, o trajeto do fluxo é elevado de uma maneira altamente não-linear com relação à porcentagem de abertura. Isto significa que a taxa de fluxo não muda com o caminho da coluna. Além disso, uma "gaveta" parcialmente aberta tende a vibrar com o fluxo de fluido. Grande parte das mudanças de fluxo ocorre próximo ao fechamento com uma velocidade alta de fluido que causa o desgaste da "gaveta", de sua sede e fugas que podem ser usadas para regular o fluxo. Quando aberta totalmente, a típica válvula de gaveta não bloqueia o trajeto do fluxo, resultando em perdas por atrito muito baixas, logo, baixa perda de carga.

 

Válvulas de gaveta são caracterizadas como tendo tanto uma haste (tronco) aumentada ou não ascendente. Hastes ascendentes fornecem uma indicação visual da posição da válvula, pois a haste é anexada à gaveta de tal forma que a gaveta e a haste sobem e descem em conjunto, na medida em que a válvula é operada. Válvulas de haste não ascendente podem ter um ponteiro roscado na extremidade superior para indicar a posição da válvula, uma vez que a gaveta se move para baixo ou para cima da haste sobre a guia, sem levantar ou abaixar a haste (apenas a porca de manobra, presa à gaveta, se desloca, não se elevando a haste). Hastes não ascendentes são usadas no subsolo ou onde o espaço vertical é limitado.

 

Tampas proporcionam fechamento hermético para o corpo da válvula. As válvulas de gaveta podem ter um parafuso, em união, ou tampa aparafusada. Tampas rosqueáveis são mais simples, oferecendo um selo durável, à prova de pressão. Tampas de junção são adequadas para aplicações que necessitem de controle e manutenção frequentes. Também dão ao corpo um aumento de resistência mecânica. Tampas parafusadas são usadas para válvulas maiores e aplicações de maior pressão.

 

Aqui na Remadi possuímos a válvula de gaveta feita com o melhor material. Para saber mais acesse nosso catálogo.