IMPORTÂNCIA DO REUSO DA ÁGUA NA AGRICULTURA
07/07/2021

IMPORTÂNCIA DO REUSO DA ÁGUA NA AGRICULTURA

A escassez de recursos hídricos é uma realidade que ainda hoje, com tantas tecnologias, assombra determinadas regiões brasileiras. Para melhorar isso, o reuso da água surgiu como uma ótima alternativa tanto para promover a sustentabilidade quanto para aumentar a capacidade produtiva durante todo o ano, sem limitar-se a períodos chuvosos, que podem ser escassos, em diversas localidades secas do país. 

A agricultura é a atividade produtiva que mais emprega água como elemento crucial para o seu sucesso. Cerca de 70% de todo o consumo mundial de água é destinado para atividades agrícolas. Por isso, é extremamente necessário que práticas mais econômicas sejam aplicadas nesse segmento específico. 

Mas, também é importante observar que essa utilização de águas reutilizadas não pode ser feita de modo indiscriminado para todos os segmentos. Há necessidade de analisar tanto o tipo de plantação que receberá essa a água quanto o nível de qualidade que o recurso hídrico oferece. Algumas plantas necessitam de águas mais puras do que outras, há sempre características básicas que devem ser observadas. Por isso, ao implantar essa prática na para fins de irrigação, é sempre bom ter uma consulta com um agrônomo e, assim, evitar danos. 

Além dos benefícios citados acima, um dos ótimos motivos para ser um adepto de águas reutilizadas é que a possibilidade de evitar a poluição do solo e fazer com que os mananciais – todas as fontes de água que servem para abastecer a população – tenham sua pressão reduzida. 

Nós, da Remadi, estamos sempre do lado do planeta. Por isso, em nosso site, você poderá encontrar os melhores materiais hidráulicos do mercado.