O QUE É E PARA O QUE SERVE UM REGISTRO HIDRÁULICO?
10/06/2020

O QUE É E PARA O QUE SERVE UM REGISTRO HIDRÁULICO?

Os registros hidráulicos são aquelas peças que nos salvam em muitos momentos. Quando temos algum problema hidráulico como: vazamentos, problemas com a pia, chuveiro, precisamos antes de tudo localizar os tão importantes “registros”. Fechamos o registro e acabou o vazamento, permitindo também a troca da torneira, válvula, filtros ou das peças danificadas, sem nenhum prejuízo.

 

Cada circuito hidráulico precisa ter registro, isto é o ideal. Um na cozinha, um no banheiro e um na área de serviço. Isso permite que em caso de necessidade, a agua de apenas um cômodo seja fechada, ficando assim com água no resto da casa. O registro funciona como se fosse a torneira principal de um circuito hidráulico pois ele controla todas as outras. 

 

Os registros são elementos usados nas instalações de água quente e fria dos sistemas hidráulicos prediais e são divididos em três tipos: de gaveta, globo reguladores de pressão e esfera. As principais características dos registros hidráulicos que devemos observar são: diâmetro, que deve ser equivalente ao diâmetro da tubulação, material, sentido de fluxo; temperatura de utilização; tipo de acoplamento/conexões; e tipo de instalação, que pode ser bruta ou com acabamento, que dependem da instalação ser aparente ou embutida e constam das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas.