O QUE É UMA INSTALAÇÃO HIDRÁULICA E QUAL A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS E HIDRÁULICOS?
02/06/2021

O QUE É UMA INSTALAÇÃO HIDRÁULICA E QUAL A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS E HIDRÁULICOS?

A instalação hidráulica representa 3% do custo da obra, mas é responsável por quase 80% dos problemas em obras e reformas. É importante ficar atento a essa parte da construção para evitar que o barato acabe saindo caro.  

 

Uma instalação hidráulica é composta basicamente pelos projetos arquitetônicos e hidráulicos, caixa d’água, redes de distribuição de água fria e quente, e coleta de esgoto e água pluviais. 

 

Para se obter uma boa instalação hidráulica, é necessário começar com um bom projeto hidráulico e arquitetônico. O projeto arquitetônico é essencial para planejar onde ficarão os pontos de água. O projeto deve ter a localização dos registros, chuveiros, pias, duchas, ralos, grelhas, tanque, máquina de lavar, entre outros elementos hidráulicos.

 

Já o projeto hidráulico serve para completar o projeto arquitetônico e analisa os aspectos técnicos da instalação hidráulica. Nele são definidos por onde passarão as tubulações, posição e suporte da caixa d’água, características e tipos de tubos e conexões, entre outras partes do sistema. Muitas vezes, o projeto hidráulico é considerado auxiliar e, por conta disso, em muitos casos, a obra não tem esse projeto. Consequentemente os proprietários acabam gastando muito mais na compra de materiais e tendo muitas dores de cabeça em reformas e manutenções.

 

Por isso, fazer um bom projeto arquitetônico e hidráulico com bons componentes para sua obra é tão importante. Eles te auxiliarão a analisar os custos da melhor forma e consequentemente, economizar. Aqui na Remadi você encontra tudo o que você precisa para o seu projeto. Entre em contato hoje mesmo para saber mais sobre nossos produtos.