PRESSÃO DA ÁGUA E O ESTUDO DELA DENTRO DA HIDRÁULICA
19/05/2021

PRESSÃO DA ÁGUA E O ESTUDO DELA DENTRO DA HIDRÁULICA

Entre muitos conceitos envolvidos nos estudos da hidráulica, a pressão da água tem uma importância particular. Esta pressão pode ser definida como uma força imposta em uma superfície e essa força é um dos aspectos mais importantes a serem levados em consideração no processo de planejamento, construção e manutenção das instalações hidráulicas. 

 

A hidrodinâmica, parte da hidráulica que estuda a movimentação dos fluidos, afirma que a condução da água pode dar-se de maneira livre ou forçada, de acordo com o tipo de conduto.

 

Quando falamos de condutos livres podemos defini-lo como sendo aquele que a movimentação do fluido ocorre com uma pressão igual à atmosférica. Podemos inclusive dar como exemplo rios e as águas pluviais. 

 

Condutos forçados são tubulações em que o fluido sofre pressão diferente da pressão atmosférica, isso afeta de forma direta o seu movimento. São exemplos os sistemas urbanos de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de irrigação agrícola.

 

Os condutores livres e os forçados sofrem grande influência da força da gravidade. Contudo, sobre os condutos forçados recaem também as pressões exercidas pela tubulação, por isso ter bons componentes, conexões e tubulações é tão importante.