RECICLAGEM DO AÇO E SUA IMPORTÂNCIA
23/06/2021

RECICLAGEM DO AÇO E SUA IMPORTÂNCIA

O aço é um dos produtos com maior potencial reciclável do mundo, 100% de seu material pode ser reutilizado de diversas maneiras e inúmeras vezes. Fato tal que beneficia a busca por sustentabilidade na produção de materiais – sustentabilidade significa manter o equilíbrio entre usufruto e conservação – e reduz de maneira significativa os impactos ambientais. 

 

O aço pode ser produzido a partir do uso de sucatas – materiais completamente inúteis para o reaproveitamento de sua forma original – porém, há possibilidade de utilizá-la como matéria-prima para a criação de produtos diferentes. Isso traz benefícios muito importantes para a economia de energia.

 

A produção do aço enquadra-se na economia circular – na qual o objetivo é manter o produto sempre em fase de reaproveitamento, mantendo sempre a utilidade, valor e qualidade, baseando-se sempre no conceito de sustentabilidade. 

 

Um exemplo da completa reutilização do aço é a escória – impurezas que surgem durante a sua produção. Ela não pode ser reaproveitada para a produção de mais aço, mas no âmbito da construção civil é extremamente útil, pois pode ser utilizada como um dos componentes para a formação do cimento.

 

30% de todo o aço produzido no Brasil é proveniente da reciclagem. O que significa, para o Brasil, maiores ganhos nas temáticas acerca da economia e conservação ambiental. O uso consciente e eficiente dos produtos resulta em grandes benefícios. Por isso, a escolha do aço como matéria-prima causa um grande progresso ambiental e econômico.