TIPOS DE MANUTENÇÃO HIDRÁULICA RESIDENCIAL
28/04/2021

TIPOS DE MANUTENÇÃO HIDRÁULICA RESIDENCIAL

Dentro do mundo da hidráulica, para evitar grandes transtornos, é recomendado uma manutenção periódica preventiva anual, a fim de evitar falhas que possam trazer algum problema grave no futuro. Veja a seguir:

 

Preventiva: Como o nome já diz, a manutenção preventiva é feita mesmo quando o projeto não apresenta danos. Ela serve justamente para investigar possíveis falhas no sistema hidráulico e corrigi-las antes de que se tornem algo mais grave. As manutenções preventivas servem para localizar e reparar todo e qualquer problema que não possa ser negligenciado em uma instalação, sob o risco de causar acidentes. É recomendado que ela seja feita anualmente. 

 

Preditiva: Esse tipo de manutenção está mais em alta atualmente e está relacionado aos projetos de automação residencial. A manutenção preditiva trata-se de um compilado de ações que controlam as instalações da residência por meio de ferramentas tecnológicas, com o objetivo de prever prováveis erros no sistema. Dessa forma, assegura-se o rendimento máximo da instalação e o grau mínimo de ocorrência de falhas operacionais.

 

Corretiva: Por último temos a manutenção corretiva, que consiste em fazer reparos e consertos dos componentes que já estejam desgastados pelo tempo. Utilizamos esse tipo de manutenção caso ocorra algum imprevisto que possa ter comprometido algum componente do sistema hidráulico.